Decorar parede com jornal – Papel de parede barato e caseiro

Nos últimos tempos a maior moda no mundo da decoração é inovação. Isso mesmo, a criatividade sempre ganha espaço de uma forma rápida e as pessoas facilmente começam à se adaptar às novas tendências, basta ser original. Como é o caso dos papéis de parede feitos com jornal, uma técnica de decoração que veio dos Estados Unidos e vem ficando cada vez mais popular aqui no Brasil, não só com esse material, mas também com Gibis, mangás, entre outros. Essa ideia pode ser aplicada tanto em paredes quanto em mesas, guarda-roupas, janelas e onde mais a sua imaginação mandar.

Ao ver esse tipo de customização em filmes e seriados, pensava-se que o efeito só era alcançado com um papel comprado com a estampa de jornal, ou seja, não se sabia que também era possível fazer a arte com folhas de verdade. Realmente existe a opção de adquirir tudo pronto, mas há sempre pessoas como eu, que gostam de economizar e improvisar, desde que o resultado final seja tão bonito quanto o da outra opção. A melhor parte é que além de conseguir um quarto bonito e bem estiloso, é uma ótima maneira de se livrar daqueles jornais velhos que ficam só ocupando espaço na sua estante.

Dois ambientes de copa e cozinha com armários personalizados

Atualmente estou morando em um quarto temporário aqui em casa, futuramente iremos reformar o cômodo maior e me mudarei pra lá. No momento não há porque cogitar essa dica de inovação aqui, já que a pintura está horrível, preta e descascando no topo das paredes, o que torna realmente difícil de decorar a parede com jornal; primeiro seria necessário lixar toda a tinta, pincelar algumas mãos com a mesma cor para em seguida colar o material que, não esquecendo de citar, é muito sensível e deve ser muito bem cuidado depois de inserido.

Uma coisa que também é interessante, é que o efeito fica legal com qualquer tonalidade de cor que tenham seu cômodo, lembrando que não precisa ser necessariamente no seu quarto, pode ser na sala, copa e já cheguei a ver até mesmo no banheiro. Se quiser colocar algumas prateleiras com enfeites em cima é uma boa pedida. No meu quarto gostaria de colocar com alguns vidros de bebidas, acho que ficaria chamativo.

Chão de vidro com jornal

Vamos ao passo-a-passo, certifique-se de que tem todos os utensílios necessários antes de começar o trabalho, pois o mesmo não pode ser parado no meio da aplicação, uma vez que a cola pode secar e deformar o jornal.

Utensílios Necessários:

  1. Cola branca – A que usamos para colar papel mesmo, a melhor marca é a Tenaz. Compre essa, de preferência, pois o tempo que o papel de parede caseiro irá ficar fixado no seu quarto depende muito da qualidade da cola.
  2. 1 Rolo de tinta – Quanto maior o tamanho, melhor.
  3. 1 Régua grande – Encontramos os tamanhos extra-grandes feitas de metal (não escolha as de madeira).
  4. 1 Estilete
  5. Folhas de jornal em boa aparência, inteiras e não amassadas.

Passo-a-Passo para a criação:

Primeiro pegue o jornal e utilize a régua e o estilete para cortá-lo no tamanho que deseja, utilize o bom senso para encontrar as dimensões ideais que ficarão bonitas na sua parede.

Em seguida, misture toda a cola com um pouco de água, seguindo a proporção de o dobro de cola por água, ou seja, se colocar meio litro de água, colocará 1 litro de cola. Mecha bem e não perca tempo, pois como você já deve saber, esse produto seca com muita rapidez.

Pegue o rolo de tinta e mergulhe na solução de cola e aplique diretamente na parede, coloque as folhas logo após e pressione com as mãos para que fique bem fixado. É importante tomar os mesmos cuidados que o papel contact estampado na hora da fixação, para que também não fiquem bolhas e não seja necessário rascar o papel para concertar.

Se ficar alguma parte rasgada ou amassada, utilize novamente a régua e o estilete para cortar a parte indesejada, mas antes de tudo secar. Para finalizar, aplica mais uma camada da solução sobre tudo, essa última, além de grudar mais, dá um efeito brilhoso e um acabamento mais bonito à arte. Pronto! Aguarde algumas horas e aprecie seu trabalho!

Criatividade com jornal reciclado

Agora vou falar um pouco sobre o tipo de folha de jornal que devemos escolher, é mais uma questão de opinião mesmo. De certa forma acho estranho folhas amareladas, com aspecto de velhas. Acredito que o que dá melhor efeito é quando o material é o mais branco possível, o cinza ainda vai. Modelos com imagens também não ficam lá aquelas coisas, prefiro somente textos e, se conter fotos, fica legal se também forem somente pretas, como é o caso dos mangás. A melhor parte é que é uma decoração barata e exige pouco tempo.

Há dois modos de colar o papel de parede no ambiente, de forma organizada/alinhada e aleatória. Ambos ficam bacanas, mas a segunda opção precisa ser muito bem planejada, para não dar uma impressão de amadorismo, neste caso tente não muitas sobre as outras (amontoado). Observe a galeria abaixo e veja como minhas dicas são verídicas – fotografias e textos coloridos dão um péssimo resultado e impressões sem cor ficam o máximo.

Compartilhar:
Publicado por
Deixe sua opinião:
Mensagem

Copyright 2010/2012 - Todos os direitos reservados.